sexta-feira, 22 de maio de 2009

Brasília 0km.











O veículo em questão estava sendo oferecido por um alto preço (próximo ao de um carro semi-novo atual), mas pode ser uma boa chance para algum colecionador completar sua coleção, ou mesmo para quem interessar possa (e dispor da quantia solicitada) valerá a pena ter ou ver esta raridade de perto.
Para ter certeza da kilometragem original, além de conferir pessoalmente o estado do carro, e a documentação (Manual, N.Fiscal, recibo de emplacamento, documentos anteriores, verificação do nº do motor etc) deve-se verificar ainda o aspecto do motor (limpeza em geral e nº de componentes originais), vareta do óleo, (se não aparenta ferrugem) e o mais importante que atestará a legitimidade do carro: os lacres do cabo de velocímetro, um embaixo do painel, amarrado à coluna de direção (fácilmente localizável e comum à muitas outras Brasilias, já que só se rompe o mesmo em caso de troca do cabo) e outro no cubo da roda dianteira esquerda, prendendo a outra extermidade do cabo. Retire a calota plástica do centro da roda e veja se há o lacre VW em chumbo. Afinal um carro com menos de 2.000 Km não deve ter necessitado de serviço de freio além da simples troca do fluído (que não interfere no lacre).
Conservar um carro parado por tantos anos exige uma série de cuidados, que nem todos conhecem. Não basta suspender o carro e simplesmente "esquecê-lo". O motor deve funcionar com alguma frequencia, o óleo trocado, o interior arejado, borrachas e plásticos devem ser tratados p/ evitar ressecamento, as condições da garagem devem ser de extrema limpeza com pouca variação climática e sem umidade, etc. Na verdade, o próprio carro deve até rodar um pouco de vez em quando para não haver engripamento de rolamentos, componentes da suspensão, da direção e freios. Então, se o carro realmente estiver com altíssimo índice de originalidade, indica que o proprietário cuidou dele de uma maneira muito excepcional. O que justifica o raríssimo estado em que se mostra.
Certamente não é um fato que possa ser chamado de corriqueiro. Sabe-se que há algumas Brasilias em excepcional estado por aí, dignas também de coleção, mas com esta tão baixa kilometragem fica a vontade de conferir em loco a situação. Agora, como a VW do Brasil desconhece a existência de um carro desses?

Nenhum comentário: