quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

CPU.

A CPU (Central Processing Unit em inglês, ou Unidade Central de Processamento), microprocessador ou Processador é a parte de um computador que processa as instruções contidas no software. Na maioria das CPUs, essa tarefa é dividida entre uma unidade de controle que dirige o fluxo do programa a uma ou mais unidades de execução que executam operações de acordo com as instruções recebidas pelo software.
Quase sempre, uma colecção de registros é incluída para manter os operadores e intermediar os resultados.
Quando cada parte de uma CPU está fisicamente em um único chip
circuito integrado, ela é chamada de microprocessador. Praticamente todas as CPUs fabricadas hoje são microprocessadores.
O termo CPU é frequentemente usado de forma pouco precisa para
incluir outras partes importantes de um computador, tais como caches e controladores de entrada/saída, especialmente quando aquelas funções estão no mesmo chip/microprocessador da CPU.
A função da CPU é reconhecer um conjunto básico de instruções utilizadas para escrever
programas que comandam o seu funcionamento, ou seja, que controlam toda a operação e funcionamento do computador. A CPU é constituído pelos seguintes componentes: A ALU (Unidade aritmética e lógica) e pela CU ( Unidade de Controle) e vários Registros.
Os fabricantes de
computadores de mesa, com frequência descrevem como CPU o computador pessoal inteiro, chamando-o de a unidade de sistema ou algumas vezes a caixa branca, incluindo o gabinete do computador e os componentes sólidos (termo genérico "hardware" em inglês) que ele contém. Com isso, a sigla CPU virou sinônimo de gabinete, e deixando o seu antigo significado (Processador) para trás, hoje processador é o hardware que executa os cálculos de uma máquina e CPU é a caixa onde os hardwares fundamentais da máquina estão localizados. Uma família de esquemas (ou desenho interno) de uma CPU é frequentemente referida como uma "arquitetura de CPU".

Nenhum comentário: